Depois de 74 anos Unidos da Tijuca ganha o carnaval e vira exemplo em auto-ajuda

Com persistência na fé e Samba no pé a Escola de Samba Unidos da Tijuca mostra a vida como ela é!.
Pensando nesse feito.... surgem outros questionamentos e porque não dizer, curiosidades: O que será esperar 74 anos por uma vitória? Quantos carnavalescos? Quantas gerações já não passaram por lá? Qual o significado disso para a comunidade que tanto lutou para que o sonho se tornasse realidade? Qual o significado da vitória para a terceira escola mais velha do Rio de Janeiro?
Lembro do desfile, do ilusionismo aplicado ali naquela comissão de frente, sem que ninguém conseguisse descobrir como aquilo foi feito, um samba enredo que nem era tão bom de se cantar, mas que ali na Sapucai parecia estar na boca, no ouvido e no coração daquele povo, se era segredo, eu não sei, mas foi assim que a Unidos da Tijuca chegou lá, envolta em Mistérios e um único revelado ao início de uma apuração: Campeã! Essa é a consagração!.
E indiscutivelmente a Unidos da Tijuca não só ganhou o carnaval, como também acaba de virar um exemplo de auto-ajuda .
Auto ajuda? O que tem a ver ?
Pensem em um povo que nutri um sonho por 74 anos?
Agora pensem em alguém que acreditou nesse sonho acima de tudo e de todos?
Pensem na fé que deve ter essas pessoas
E indo mais além: Pensem na imaginação maravilhosa desse Carnavalesco, que nesses 74 anos já havia tentado em favor da escola, mas que num momento mágico, conseguiu realizar o sonho de toda uma comunidade.
É Segredo! Era esse o samba enredo da Tijuca e foi com ele que ela chegou lá. As surpresas contidas na apresentação de cada carro, de cada ala, a alegria estampada na cara dos brincantes que desfilavam com o gosto da vitória na cartola, dizendo em segredo á todos : Somos Campeã!
Ai comparando nossa vida com os fatos da Unidos da Tijuca, volto a refletir: tantos jovens pondo fim em suas vidas; jovens se entregando as drogas; jovens sem sonhos e sem segredos; jovens sem perspectivas.
Pessoas reclamando de algo que se tem que esperar até segunda feira ou até o fim do mês por um resultado.
Casais presos a curiosidade de saber o que está guardado ali naquela barriga: Menino ou menina?
Pessoas impacientes para saber o resultado da apresentação daquele projeto, desanimadas pela não realização de um sonho imediato, enraivecidas por não terem em mãos o resultado positivo, diante daquilo que foi tão esperado e enquanto isso, sem nenhum segredo, há 74 anos a Unidos da Tijuca e sobretudo a comunidade tijucana aguardava por um resultado.
É muito dez!
Voce descobrir que alguém foi capaz de passar 74 anos buscando esse resultado sem desistir, sem desanimar e a cada resultado, todos estavam lá: prontos para recomeçar, melhorando isso, inventando aquilo, testando aquilo outro, enfim 74 anos pode-se dizer de luta e uma luta presente nas atitudes de um povo que acreditou que a escola um dia chegaria lá .
O tempo passa, carnaval vem , carnaval vai e você lá, criando, acreditando, apostando tudo, vivendo de fé, até que um dia a escola resolve convidar Paulo Barros, que já havia passado por ali nos idos 2004 e 2005, uma escola que nasceu em 1931 no morro do Borel oque confirma e reafirma a tese de que nada acontece por acaso.
Se perdeu o emprego, se sua garrafinha de estimação quebrou, se a sua cachorrinha morreu, se teu telefone não funcionou, nada acontece por acaso, o fato é, não esmorecer, não desistir, correr e muito atrás daquilo que se sonha e sobretudo e acima de tudo correr atrás daquilo que você acredita.
E podem passar 74 anos, quando a festa chegar, você estará la para comemorar, você estará lá para lembrar dos quantos e tantos que ficaram pelo meio do caminho, se lembrará daqueles que não viveram para ver o sonho acontecer e ainda assim, estando lá, você estará imensamente feliz, vivendo e festejando com aqueles que nasceram para viver o mesmo sonho, para gritar o mesmo grito, para chorar o mesmo choro e sobretudo viver a mesma emoção de um dia ser Campeão.
Esse é o alvo da vida, persistir, acreditar, ter fé e querer, aliados a um sonho, tudo pode acontecer.
Parabéns Unidos da Tijuca! Parabéns!

Rondon da Silva
Analista de Projetos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRE – Incompetência ou Impotência?

VIII UNIR AZUL