Só de Sacanagem

Eu to fazendo a minha parte e você?

Seguindo a mesma tese, ou batendo na mesma tecla, mais uma vez faço uso dessa glória chamada democracia na tentativa de evitar que pereçamos num caos num futuro próximo e também para que evitemos ver o nome da nossa Rondônia manchada daqui a alguns anos.
Domingo estaremos exercendo nosso maior direito, que é o de ir às urnas, é o único momento nessa vida em que, aos olhares das velhas raposas, você vale muito, principalmente nessa nossa Rondônia onde a lei eleitoral é um tanto quanto esquisita, é gente que compra voto e é mantida no poder, é gente que faz propina com ambulâncias, mas continua em cargo público, é vereador cassado, mas que continua vereador, enfim, aquela podridão dos bastidores que a gente já conhece.
Um amigo meu, que esta atuando nesse plebiscito, me confidenciou que nunca viu tanto vereador descendo para a Ponta do Abunã, talvez por não estarem fazendo nada em Porto Velho e ainda tenham a esperança no pleito eleitoral que venha a acontecer caso o 55 vença o plebiscito, ou ainda só estão lá, posando de bons moços, como diria minha avó.
Fui pesquisar para saber quando foi autorizada a criação desse futuro, ou Não, município e nos anais da Assembléia acusam que a aprovação aconteceu em 2007 e só agora é que esta rolando o Plebiscito, essa semana mais oito municípios foram aprovados pela Assembléia Legislativa do Estado, o que significa dizer que daqui a uns três anos alguns municípios gozarão do mesmo plebiscito.
É mais dinheiro chegando para o TER.
Como não pertenço ao TER, não tenho muito que festejar.
Gostaria apenas que os jovens se mobilizassem, ontem falando com uma estudante da UNIR, perguntei para ela sobre a decisão no domingo e ela me perguntou: Que eleição tio? Que plebiscito é esse?
E ai nem preciso dizer que fiz o mesmo com mais dezenove estudantes, todos da mesma Unir e no final lá estava à resposta: - ETA plebiscito mal divulgado!
Como diz o outro, a sorte está lançada, farei um esforço para levar meu NÃO, e acredito que essa seja uma resposta não àqueles que anseiam pelo progresso, que são os moradores daquelas localidades, mas um NÃO para aqueles que pensam em ganhar dinheiro, utilizar de meios sórdidos, escusos, fraudulentos para lavarem suas burras de dinheiro.
Não, Não e Não! Pra mim é 77 Confirma!
Domingo ou festejaremos a vitória do Não ou veremos nascer, mais um de pires na mão, que é essa a situação das centenas de municípios nesse nosso Brasil.
Queria eu, que ao invés de ensaiarem a criação de mais um prefeito e uma dúzia de novos vereadores, que apenas melhorassem a qualidade de vida nos Distritos da nossa BR, que ao invés de propagarem o SIM, divulgassem que a Dengue continua assolando nosso estado e matando muita gente, ao invés de diárias e mais diárias pagas aos colaboradores do TER, que Cartazes fossem distribuídos falando da Hepatite C, que vem assolando nosso estado, onde é grande o número de contaminados, enfim, queria que levassem a educação e saúde mais a sério, uma vez que depois de criados, serão esses os meios mais procurados para se angariar verbas para os novos municípios.
Uma pena tudo isso. Mas volto ao poema da Eliza Lucinda – Só de Sacanagem... sei que não da pra mudar o começo, mas se a gente quiser, vai dar pra mudar o final.
Eu to fazendo a minha parte e você?

Rondon da Silva
Analista de Projetos
ronydon@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRE – Incompetência ou Impotência?

VIII UNIR AZUL